Porque retirar o Catalizador? O famoso Cat Delet

Não, ninguém irá deletar seu gato, garanto.

Lembra que no mundo automotivo, muitos termos em inglês são utilizados? Esse Cat Delet pode ser traduzido de maneira simples como retirada do catalizador.

O Conversor Catalítico é responsável pelo controle das emissões dos motores à combustão interna, auxiliando na redução das emissões de hidrocarbonetos (HC) e monóxido de carbono (CO). Também convertem grande parte dos NOx em N2. Fazem isso por via físico/química, utilizando-se de metais nobres como a platina e o ródio.

Por que muitos querem retirar o catalisador do carro?

Os catalizadores são projetados para redução de emissões de poluentes, não para desempenho. E quando se tem um carro com preparação, ele acaba sendo um “gargalo” para saída de gases, restringindo a velocidade e fluxo destes. Outro problema é o controle da mistura, caso trabalhe com uma mistura “gorda” (maior proporção de combustível por parte de ar), esse excesso de combustível pode acabar saturando/entupindo o catalizador. Desta forma na maioria dos projetos, para liberar fluxo, o preparador retira o catalizador do carro. Se o carro for turbo alimentado, essa peça que elimina o catalizador também pode ser chamada de “down pipe”, que nada mais é que o tubo que liga a saída da turbina ao escapamento.

Existe para venda catalizadores de alto fluxo, que em tese resolveria o problema de estrangulamento, o grande problema esta no preço, se um catalizador original já passa dos milhares de reais, imagina um de alto fluxo!?

Mas se você está pensando em tirar o seu catalizador para liberar uns pocotós do seu motor, fique sabendo que dependendo do carro, a luz de injeção poderá acender, pois o carro irá entender que o catalizador está com defeito, sendo assim, apenas um trabalho de personalização de mapa de injeção ou uso de uma injeção programável, irá resolver o problema.