Câmbio automático Versus manual, qual escolher?

A melhor forma de tomar essa decisão é comparando as vantagens e desvantagens de cada câmbio, afinal cada pessoa tem suas preferências na hora de dirigir. Este artigo vai te ajudar a fazer essa análise. Primeiro vamos falar do câmbio manual.

Dizem que a receita de um carro esportivo tradicional é motor longitudinal, tração traseira e um bom e velho câmbio manual.

Até alguns anos atrás, os câmbios manuais eram a maioria esmagadora entre os carros brasileiros. Ele reúne as características de baixa manutenção, funcionamento relativamente simples e uma característica que somente esse tipo de câmbio proporciona: o condutor tem pleno controle sobre as trocas de marchas, ele decide em qual regime de rotação o motor vai trabalhar, seja numa condução em baixos giros, visando economia, ou numa tocada mais esportiva, elevando o giro e trabalhando numa faixa de rotações com maior torque do motor.

As desvantagens estão mais relacionadas ao conforto e algumas vezes à dificuldade do condutor em saber relacionar a velocidade do veículo com a marcha certa ou até mesmo nas temidas “rampas”.

Reservados a modelos de luxo no passado, os câmbios automáticos estão ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro e vieram para ficar, já que dirigir está cada vez mais estressante em nossas metrópoles. Não à toa, são câmbios de fácil manuseio, trazem diversas facilidades e conforto ao condutor, e alguns até conseguem emular uma direção mais esportiva quando desejado.

As desvantagens estão na manutenção, que é sim mais cara e constante, os fluídos e filtros devem ser trocados com maior regularidade (em relação aos manuais) para evitar um prejuízo grande ao seu bolso e as oficinas que ofertam serviços de reparação nesse tipo de cambio possuem um valor um tanto mais elevado, devido a todo equipamento e conhecimento necessário para reparação destes. Outra “desvantagem” é que o condutor muitas vezes não tem pleno controle da seleção de marchas, mesmo no modo de troca “manual”, o câmbio por si só pode impedir que você execute um comando, caso ele julgue isso como um potencial risco de quebra.

Vamos à comparação:

Câmbio Manual

Vantagens:

  • Baixa manutenção;
  • O condutor tem pleno controle sobre as trocas de marchas e decide em qual regime de rotação o motor vai trabalhar.

Desvantagens:

  • Menos conforto;
  • Dificuldade do condutor em saber relacionar a velocidade do veículo com a marcha certa ou até mesmo nas temidas “rampas”.

Câmbio Automático

Vantagens:

  • Fácil manuseio e conforto ao condutor.

Desvantagens:

  • Manutenção mais cara e constante;
  • Os fluídos e filtros devem ser trocados com maior regularidade (em relação aos manuais);
  • O condutor muitas vezes não tem pleno controle da seleção de marchas, mesmo no modo de troca “manual”, o câmbio por si só pode impedir que você execute um comando, caso ele julgue isso como um potencial risco de quebra.

Esperamos ter ajudado a decidir qual será sua escolha na próxima compra.