Carro parado também precisa de revisão?

Com toda certeza, o carro que fica parado também precisa de revisão periodicamente.

O tempo é implacável meus amigos. Mesmo sem utilizar seu veículo, os fluidos dele podem se degradar, oxidar ou até mesmo retirar umidade do ar (caso do fluido de freio que é hidroscópico) e se contaminar.

A bateria é um dos primeiros itens que costuma deixar de funcionar. Mesmo desconectando os pólos dela, existe o fenômeno da Descarga Espontânea, que em poucos meses baixa a tensão a níveis em que não consegue mais dar partida no carro sem auxílio de uma “ponte” elétrica.

Os pneus poderão ficar deformados, dependendo do tempo em que o veículo ficar parado e sem movimento.

O combustível pode apodrecer e sedimentar, depositando sujidades no tanque, bomba, tubulação, bicos, etc.

Peças móveis poderão travar devido à oxidação, dependendo do tempo em que o veículo ficar parado e do local, esse fator pode se agravar e muito se o veículo estiver em alguma região praiana ou em regiões muito úmidas.

Em casos extremos, as espumas dos bancos, painéis e borrachas de vedação perdem a capacidade de elasticidade, ficando quebradiças e tendem a esfarelar quando mudadas de posição.

A melhor forma de cuidar do seu carro caso ele tenha que ficar muito tempo parado no mesmo lugar é retirando o combustível dele, suspendendo em cavaletes, e protegendo ele de umidade.