Fipe, entenda essa importante ferramenta

FIPE: Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, é a principal referência no mercado de carros usados e seminovos, além de ser usada como base de cálculo de IPVA, contratos e seguros.

Criada em 1973 para auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. O órgão presta serviços ao governo e empresas privadas, e tem no Preço Médio de Veículos um de seus principais produtos. Esse índice é baseado na coleta de preços de carros, motos e caminhões usados, seminovos e novos no mercado nacional. Em posse dos valores, pesquisadores desconsideram os valores muito altos, baixos ou com alguma discrepância estatística para criar uma média, e é esse o valor que vai constar para aquele determinado veículo na tabela FIPE carros.

A tabela é atualizada mensalmente, e cada pesquisa pode ser refinada com a versão, motorização e ano-modelo do automóvel em questão.

No Brasil continua a ser a principal referência para lojistas, comerciantes e vendedores. Mas ninguém é obrigado a segui-la ao pé da letra, sendo apenas uma “referência” para transações.