O carro elétrico parece ser uma grande solução para combater a mudança climática e até se diz ter zero emissões, mas será que ele é inofensivo ao nosso Planeta?
Primeiro ponto, se a fonte de energia não vier de painéis solares, turbinas eólicas, nucleares, ou hidrelétricas, suas emissões de CO₂ serão muito maiores. Por exemplo, se a eletricidade usada para carregar os carros vem da queima de combustíveis fósseis, então esta poluição já foi liberada em alguma usina elétrica distante.
Mas, suponhamos que os carros sejam 100% alimentados com energia renovável…
O que dizer de sua fabricação?
No final do processo de fabricação, os carros elétricos são os que geram mais emissões de carbono, de acordo com a UCSUSA, isso porque armazenam energia em grandes baterias que têm altos custos ambientais. Estas baterias são feitas de elementos terra-rara (REE) como lítio, níquel, cobalto ou grafite que só existem sob a superfície da Terra e, portanto, dependem de atividades de mineração com processos muito poluentes.
E, para onde vão as baterias após sua vida útil?
Resumindo, embora não emitam CO₂ enquanto são dirigidos, isso acontece em 3 outras etapas: durante a fabricação, produção de energia e no final de seu ciclo de vida. Apesar disso, estão sendo desenvolvidas soluções para tornar os carros elétricos mais ecológicos e sustentáveis.
MAS se a ideia é comparar com os carros convencionais, aí sim o carro elétrico é mais ecológico ao longo de seu ciclo de vida, desde que seja alimentado com eletricidade limpa.
E você, teria um carro elétrico?