Você já reparou que a grande maioria dos carros 0km vendidos hoje, são modelos SUV? Até a toda poderosa Ferrari embarcou nessa. Mas o que isso significa, e por que todo mundo parece querer uma?
SUV – Sport Utility Vehicle, veículo utilitário esportivo, na essência da palavra. Apesar da maioria dos SUV’s vendidos no Brasil não ser tão “Sport” assim, ele representa uma categoria de veículos que tem uma crescente de vendas, não só no Brasil, mas no mundo todo.
Os atributos são muitos, bom espaço interno, confortável para usar com a família numa viagem longa e também econômica o suficiente para usar no dia a dia para ir trabalhar, espaço para bagagem, bom nível de acabamento e acessórios, posição de dirigir alta (melhorando a visão do motorista) e com uma percepção de valor agregado maior (remetem-se a veículos mais “premium”).
Mas nem tudo são flores, a dinâmica do carro é prejudicada, por ser um veículo mais alto, tende a ter maior rolagem de carroceria (comparados a sedans e hatchbacks) e um coeficiente de atrito maior também, já que a frente mais alta irá criar um arrasto aerodinâmico maior. E eles são geralmente modelos mais cumpridos e largos, manobrar eles sem toda a ajuda eletrônica se torna uma tarefa um tanto complicada devido aos pontos cegos. Será que faz sentido usa-la sozinho, no dia a dia, levando para passear as vezes próximo de 2 toneladas de aço em forma de carro e mais 6 lugares vazios no transito de São Paulo por exemplo?
Na minha opinião, são carros bacanas, mas tem seu propósito. O ruim será num futuro, a falta de modelos interessantes em forma de sedans, coupes, peruas (essas em quase extinção), para apenas… SUV’s.