Não, ninguém irá deletar seu gato, garanto.
Lembra que no mundo automotivo, muitos termos em inglês são utilizados? Esse Cat Delet pode ser traduzido de maneira simples como retirada do catalizador.
O Conversor Catalítico é responsável pelo controle das emissões dos motores à combustão interna, auxiliando na redução das emissões de hidrocarbonetos (HC) e monóxido de carbono (CO). Também convertem grande parte dos NOx em N2. Fazem isso por via físico/química, utilizando-se de metais nobres como a platina e o ródio.
Por que muitos querem retirar o catalisador do carro?
Os catalizadores são projetados para redução de emissões de poluentes, não para desempenho. E quando se tem um carro com preparação, ele acaba sendo um “gargalo” para saída de gases, restringindo a velocidade e fluxo destes. Outro problema é o controle da mistura, caso trabalhe com uma mistura “gorda” (maior proporção de combustível por parte de ar), esse excesso de combustível pode acabar saturando/entupindo o catalizador. Desta forma na maioria dos projetos, para liberar fluxo, o preparador retira o catalizador do carro. Se o carro for turbo alimentado, essa peça que elimina o catalizador também pode ser chamada de “down pipe”, que nada mais é que o tubo que liga a saída da turbina ao escapamento.
Existe para venda catalizadores de alto fluxo, que em tese resolveria o problema de estrangulamento, o grande problema esta no preço, se um catalizador original já passa dos milhares de reais, imagina um de alto fluxo!?
Mas se você está pensando em tirar o seu catalizador para liberar uns pocotós do seu motor, fique sabendo que dependendo do carro, a luz de injeção poderá acender, pois o carro irá entender que o catalizador está com defeito, sendo assim, apenas um trabalho de personalização de mapa de injeção ou uso de uma injeção programável, irá resolver o problema.