Manutenção do motor turbinado é mais cara?

Sem mais delongas, a manutenção do motor turbinado é mais cara sim, mas por quê?

Um motor turbinado em via de regra é muito mais eficiente do que um motor de aspiração natural, mas a turbina em si já representa um componente “a mais” que desgasta e irá precisar de manutenção, e elas trabalham em condições severas de temperatura e rotação, possuem uma construção muito refinada com folgas de usinagem/tolerâncias muito baixas. Portanto, esse componente, quando apresentar desgaste irá consumir um valor digamos “salgado” para ser reparado.

Outro fato importante é que motores turbinados são geralmente focados no desempenho e eficiência, mesmo em veículos originalmente turbo alimentados, a complexidade do sistema é maior, existem mais componentes de controle de temperatura e/ou componentes mais robustos ou de materiais mais nobres para “aguentar” as condições severas de trabalho. São motores fantásticos, com muita tecnologia sim, mas demandam maior conhecimento do reparador, ferramentas dedicadas e peças de primeira linha ou às vezes apenas genuínas do fabricante (quando falamos de motores de linha).

Quando o assunto é motor com preparação, turbo alimentado, o cenário fica mais amplo, pois irá depender do preparador, características do projeto e principalmente das condições de uso do carro.