Cold Air Intake – CAI

Você tem aquele carinho pelo seu carro e quer iniciar modificações menos agressivas, pois seu carro é para o dia a dia, ainda precisa manter a dignidade no consumo e não trazer problemas com a patroa, a primeira opção da maioria é colocar um filtro de ar “esportivo” que muitas vezes é um filtro cônico menos restritivo e o famoso CAI (cold air intake – entrada fria de ar), mas você realmente sabe quais os tipos de admissão existem, quais funcionam e como funcionam?

Temos o Short Air Intake, que a maioria das pessoas acaba chamando de CAI também, o tubo que leva o ar do filtro até a TBI é curto (“Short” vem de curto) e acaba sendo o mais utilizado devido à facilidade de instalação.

Obs: Existem também o termo Short Ram Intake, muito parecido, porém com nome diferente devido ao Marketing das empresas.

Cold Air Intake.

As desvantagens desse sistema está mais ligado a qualidade de instalação, quando mal posicionados ou quando utilizados componentes de baixa qualidade, podem anular os ganhos e até mesmo prejudicar o desempenho do motor.

Em projetos de pista, uso em Trackday, carros turbo e preparações mais “pesadas” são utilizados os CAI (de verdade) com dutos pensados para otimizar o fluxo de ar, e com captação em locais de baixa temperatura.

Geralmente não são vendidos prontos, mas podem ser montados com tubos, mangotes, curvas ou desenhados e soldados num projeto específico para seu carro.

Qual o princípio por trás do funcionamento do CAI?

A função dele não é só fazer aquele barulhinho maneiro quando você acelera mais forte. O filtro sendo de boa qualidade e dimensionado para seu carro, irá promover uma menor restrição de entrada de ar. Se bem dimensionado, o duto promoverá também uma entrada de ar menos restritiva e sem curvas acentuadas (que diminuem a velocidade do ar). E em terceiro lugar, o local onde o ar será captado permitirá a entrada de ar numa zona de baixa temperatura (lembra do “cold”?). Ar mais frio, mais moléculas de oxigênio e maior eficiência na queima do combustível, é por isso que instalar o filtro dentro do cofre sem os devidos cuidados, pode resultar no efeito contrário, pois o Short Air Intake pode estar captando ar quente do cofre do motor, que é muito menos denso.

Agora que você já sabe como o CAI funciona, bora iniciar o seu projeto com a Kraken Performance.