Opala, um clássico brasileiro. Como não amar?

A indústria automotiva brasileira já nos presenteou com muitos modelos que simplesmente marcaram gerações inteiras.

Hoje vamos falar dele, o carro que foi e ainda é objeto de desejo de muito marmanjo, o nosso querido Opala.

Uma junção de Opel e Impala

Foi o primeiro carro de passeio a ser produzido pela GM aqui no Brasil, seu projeto foi derivado da divisão europeia: a Opel, o modelo de inspiração foi o Opel Rekord, porém segundo algumas fontes de consulta, a GMB (General Motor Brasil) resolveu unir o estilo europeu ao desempenho americano do Chevrolet Impala, dando origem ao nome do modelo: Opala, uma junção de Opel e Impala.

Nasceu com um propósito nobre, destinado a ser grande, precisava competir diretamente com o Ford Galaxie e Dodge Dart (mais tarde com Ford Maverick), e a briga era feia. Mas o Opala sempre teve público fiel e cativo. A GM no Brasil sempre teve a fama de fazer carros confiáveis e confortáveis, e o Opala era tudo isso, um carro confiável e confortável. Foi usado como viatura, táxi, carro oficial, e até em competições como StockCar.

O que tivemos de mais próximo de um Muscle Car

Em meados dos anos 90 até os anos 2000 ele foi um pouco esquecido, é verdade, devido a fama de carro “beberrão”. Mas nos últimos anos ele se tornou colecionável e os preços dispararam, principalmente das versões com motor de 6 cilindros. Objeto de desejo, hoje se você quer um para chamar de seu, prepare-se para encarar dois caminhos mais comuns: comprar um restaurado com preço nas alturas ou comprar um precisando de atenção, e fazer o “restauro” você mesmo, mas já vou avisando, esse caminho não é para os de coração fraco, você já viu os preços das peças de acabamento desse carro?

O fato é, o Opala é o que tivemos de mais próximo de um Muscle Car, aceita vários tipos de projetos interessantes e tem tração nas rodas certas, como não querer um carro desses?