Antes de mais nada, os amortecedores não suportam o peso do carro, essa função cabe às molas, a função dos amortecedores é controlar a velocidade de compressão e distensão das molas de forma a garantir que as rodas e pneus não fiquem saltando descontroladamente ao passar por irregularidades ou buracos, por exemplo. Se você já dirigiu um carro com amortecedores ruins, sabe bem como é a sensação de estar andando sobre um colchão molenga.
E como ele faz isso? Usando o princípio da mecânica dos fluídos, explico: Existem câmaras dentro do amortecedor, e uma passagem pequena (calibrada) entre essas câmaras, que para óleo passar de um lado para o outro, o único ponto seja por essa passagem calibrada. Pense na estação da Sé às 18h, quando o trem abre as portas, as pessoas são óleo, a porta do trem a passagem calibrada. A velocidade de “subida e descida” é controlada assim, dando suavidade ao movimento da suspensão do veículo.
Só que um amortecedor realiza esse ciclo de subida e descida muitas milhares de vezes ao longo da sua vida, e os componentes de vedação da câmara acabam por se desgastar.
Eles podem perder a capacidade de controlar a passagem de óleo de uma câmara para a outra, ou até mesmo perder a capacidade de manter o óleo dentro dele. Desta forma, o componente fica com sua função completamente comprometida.
Portanto, nem todo amortecedor ruim, estará vazando. Mas se estiver vazando, você já saberá visualmente que ele já não presta mais.
Lembre-se, amortecedores cumprem um papel de conforto, mas também exercem um papel importantíssimo na segurança do seu carro, controlando a rolagem de carroceria e transferência de carga. Além do mais, amortecedores ruins irão comprometer/estragar outros componentes da suspensão, e até mesmo pneus.